Retiro Bíblico Corporal de Purificação
Venha participar de um retiro envolvente, diferente, holístico!
EGITO e TERRA SANTA Peregrinação pelos caminhos de Moisés e de Jesus com Frei Jacir de Freitas!
EGITO e TERRA SANTA Peregrinação pelos caminhos de Moisés e de Jesus com Frei Jacir de Freitas!
Jacó ou Israel? Bênção inválida e o combate espiritual na noite escura da vida! (Gn 32,23-33)
A benção inválida
Mostra-nos o caminho! Mostra-nos o Pai. Os caminhos no pós-pandemia!
JESUS NÃO RESSUSCITA LÁZARO, MAS O AMOR QUE MORREU POR FALTA DE AMOR! (Jo 11, 1-54)
JESUS NÃO RESSUSCITA LÁZARO, MAS O AMOR QUE MORREU POR FALTA DE AMOR! (Jo 11, 1-54)
O QUE LEVOU JESUS A SE AUTOPROCLAMAR ÁGUA E LUZ NA FESTA JUDAICA DAS TENDAS (JO7,1-2.10.25-30)
O QUE LEVOU JESUS A SE AUTOPROCLAMAR ÁGUA E LUZ NA FESTA JUDAICA DAS TENDAS (JO7,1-2.10.25-30)
DEMÔNIOS, SATANÁS E JESUS, O EXORCISTA (LC 11,14-26)
Jesus expulsa um demônio que estava num mudo, que volta a falar. Acusado de agir em nome do Príncipe dos demônios, Belzebul, Jesus menciona Satanás. Será por quê? Seria Jesus um exorcista?
CF 2023: FOME DE PÃO E DE DEUS (MT 6,1-6.16-18) COMUNISMO OU JUSTIÇA SOCIAL?
Que relação existe entre oração, esmola e jejum com a fome? Fome de Deus ou fome de pão? Comunismo ou Evangelho? Justiça ou caridade?
O CONTRAMITO TORRE DE BABEL NÃO TRATA DE MULTIPLIÇÃO DE LÍNGUAS (GN 11,1-9)
Gn 11, 1-9 é um contramito, uma resposta contrária ao mito babilônico, a casa dos grandes deuses, construção levada a cabo pela divindade maior da Babilônia, Marduk
A SERPENTE NÃO OFERECE UMA MAÇÃ PARA A MULHER QUE, COM MEDO DA NUDEZ, FOI CONSIDERADA UM MACHO DEFEITUOSO (GN 3,1-7)
A SERPENTE NÃO OFERECE UMA MAÇÃ PARA A MULHER QUE, COM MEDO DA NUDEZ, FOI CONSIDERADA UM MACHO DEFEITUOSO (GN 3,1-7)
Os demônios estão nos túmulos e os porcos no mar! (Mc 5,1-21)
Os demônios estão nos túmulos e os porcos no mar! (Mc 5,1-21)
ELIAS E JESUS: O ENCONTRO DO PRIMEIRO COM O SEGUNDO TESTAMENTOS E O REENCONTRO DO CONSERVADORISMO (Ml 3,1-4.23-24)
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ISAÍAS, O PROFETO “LUZ DA NAÇÕES” (IS 56,1-3a.6-8) E A PICANHA FOLHEADA A OURO NO ENCONTRO DAS NAÇÕES!
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Milenarismo e Apocalipse
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São Paulo e São Judas: a divisão e a guerra santa no Brasil e em Filipos
Não vale a pena casar-se. O tempo da canga e o divórcio
A PUNIÇÃO DA MULHER, A NUDEZ E A VIDA QUE VÊM DE DEUS, DA SERPENTE E DA MULHER (Gn 3,9-20)
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O BATISMO DE JESUS NA PERSPECTIVA JUDAICA E SEU SIGNIFICADO PARA OS CRISTÃOS (Lc 3,15-16.21-22)
Batismo na perspectiva judaica e no cristianianismo
O sentido da morte e da vida!
O TIGRE E O BURRO, O ESCRITA E JESUS, O AMOR E A LEI EM MC 12,28-34!
São Judas Tadeu: o impossível e as mentiras do Presidente
A paciência da semente e o Reino de Deus em Mc 4,26-34
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SALMO 22: O SENHOR É MEU PASTOR!
O cuidado e o pastoreio no Sl 22
ZAQUEU: O “HOJE” DE UM MILAGRE, O ACOLHIMENTO DO SALVADOR, EM LC 19,1-10
Lc 19,1-10: Zaqueu, o hoje deu um milagre!
CRISTO, REI DO UNIVERSO, E O JUÍZO FINAL NA INSPIRAÇÃO DE MT 25,31-46
Não existem três tipos de amor!
Madalena: uma mulher além do seu tempo e não prostituta!
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Nas ondas do mar da vida há sempre um pai a nos dar as mãos. Mt 14,22-33
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pedro-simao-tu-me-amas-jo-21-15-19-uma-pergunta-para-poucos.docx
“PEDRO, SIMÃO, FILHO DE JOÃO, TU ME AMAS?”
Uma pergunta para poucos (JO 21,15-19)
Frei Jacir de Freitas Faria, OFM[1]
O evangelho sobre o qual vamos refletir hoje é Jo 21,15-19. Dessa passagem vem uma pergunta impactante: “Pedro, Simão, Filho de João, tu me amas?” Pergunto: você já fez essa pergunta para alguém que lhe fez um mal, que traiu sua confiança? Você me responderia: por que eu haveria de perguntar? A minha resposta está em três perguntas e três respostas.
Primeiro, quero situar para você o contexto desse evangelho. Estamos no capítulo vinte e um. O evangelho da comunidade do discípulo amado já havia terminado com os versículos trinta e trinta um do capítulo vinte: “Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro. Esses, porém foram escritos para crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”
Daí surge outra pergunta: por que outro redator acrescentou o capítulo vinte e um? A resposta é simples. Estamos no fim do ano cem. Pedro e João já tinham morrido. Pedro era a grande liderança do cristianismo emergente. Em torno da memória deles havia comunidades com atuações diferenciadas. Era preciso unir essas duas lideranças, os dois modos de viver o cristianismo.[2] Muitos pensavam que João, que significa “ternura de Deus”, não morreria antes da volta de Jesus. Segundo a tradição dos apócrifos, ele morreu em Éfeso. Aliás, foi enterrado vivo pelos seus discípulos declarando amor incondicional a Jesus.[3]
Nesse capítulo, Pedro e João estavam numa pesca. O ressuscitado chega pela terceira vez, e todos o reconhecem. Ele come pão e peixe com eles. Como nos sinóticos, Jesus chama Pedro às margens do mar da Galileia. Seria para dar legitimidade ao evangelho de João? Sim. Na sequência, Jesus faz três perguntas a Pedro Simão sobre a grau de seu amor por ele.
Uma vez, Pedro e duas, Simão. O que isso significa? Dois lados de uma mesma pessoa. Pedro é a pedra e a gruta escavada na rocha, lugares onde Jesus pediu para fixar a comunidade Igreja.[4] Sobre a fortaleza da pedra e sob, debaixo, da gruta, as Cefas, outro nome de Pedro (Jo 1,48), dos buracos que se formavam nas rochas, a casa dos pobres. Já Simão significa “aquele que ouve”, que interpreta corretamente.
As três respostas de Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas/cordeiros” referem-se ao Pedro Pastor que cuida. “Quando ficares velho, te conduzirá aonde não queres” (v.18) está associado ao modo como Pedro morreu, crucificado de cabeça para baixo.
Perguntar três vezes relembra a profissão de fé israelita do Shemá Israel de Dt 6,4-9. Amar com o coração (razão e sentimentos integrados), com a alma (ser) e com as posses (dinheiro). Perguntar três vezes relembra, sobretudo, as três vezes em que Pedro negou Jesus, como demonstração de não amor (Jo 18,17-27).
Toda a fala do ressuscitado gira em torno do amor e da fidelidade, palavras-chave no evangelho de João. Amor é o centro da missão de João, de Pedro e das comunidades. No original grego são utilizados dois substantivos para falar do amor, o ágape e o amor philia. Jesus usa ágape na pergunta, e Pedro responde com o philia. Em síntese, ágape é o amor fraterno, incondicional de Deus e do ser humano. Philia é o amor da amizade, dos pais pelos filhos. Eles são sinônimos e exigem fidelidade no seu cumprimento.
Jesus confere a Pedro a tríplice missão de ser guia da comunidade, ainda que ele não fosse perfeito no amor. Os que seguiam Pedro devem seguir o Pedro que seguiu Jesus. Os discípulos de João, da mesma forma. Era isso que o capítulo vinte e um quis dizer.
Voltando à pergunta inicial: você perguntou a quem o traiu se ele o ama? Para fazer essa pergunta, você precisa estar antenado com o primeiro amor, seja o fraternal ou o da amizade, ambos envoltos com o papel da fé. Pedro e João, com esse relato, nunca perderam a fé e o amor. Eles voltaram, simbolicamente, ao mar da vida, da Galileia, onde tudo começou.
Lembre-se sempre disso. Amor e fé estão unidos em matrimônio. Quando termina um, termina o outro. Quem não ama não crê que tudo será diferente. Jesus, pastor que ama, não pergunta pela traição de Pedro, mas pelo refazer de seu amor fiel. O amor tudo perdoa para sempre recomeçar, porque quem ama de verdade permanece[5] no amor sempre como os Pedros, os Simãos e os Joãos de ontem e hoje.
[1] Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE-BH. Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de exegese bíblica. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quatorze. Último livro: O Medo do Inferno e a arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte (Vozes, 2019). Caso se interesse por aulas sobre Bíblia e apócrifos, inscreva-se no nosso canal no You Tube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos ou https://www.youtube.com/c/FreiJacirdeFreitasFariaB%C3%ADbliaAp%C3%B3crifos
[2] GARCIA, Paulo Roberto. João 21: indícios para a reconstituição de movimentos do Cristianismo Primitivo. Revista Caminhando v. 26, p. 1-11, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/1035938
[3] FARIA, Jacir de Freitas. A Vida Secreta dos Apóstolos e Apóstolas: à Luz dos Atos Apócrifos. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 184-87.
[4] FARIA, Jacir de Freitas. Pedro não é pedra. Disponível em: http://www.bibliaeapocrifos.com.br/segundo-testamento/ler/64/pedro-nao-e-pedra-mt-16-18
[5] FARIA, Jacir de Freitas. O permanecer, a verdade, o amém e os laços de eternidade em Jo 15,1-8 e na pandemia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KMdqIbmQE-Y&t=69s