Retiro Bíblico Corporal de Purificação
Venha participar de um retiro envolvente, diferente, holístico!
EGITO e TERRA SANTA Peregrinação pelos caminhos de Moisés e de Jesus com Frei Jacir de Freitas!
EGITO e TERRA SANTA Peregrinação pelos caminhos de Moisés e de Jesus com Frei Jacir de Freitas!
Jacó ou Israel? Bênção inválida e o combate espiritual na noite escura da vida! (Gn 32,23-33)
A benção inválida
Mostra-nos o caminho! Mostra-nos o Pai. Os caminhos no pós-pandemia!
JESUS NÃO RESSUSCITA LÁZARO, MAS O AMOR QUE MORREU POR FALTA DE AMOR! (Jo 11, 1-54)
JESUS NÃO RESSUSCITA LÁZARO, MAS O AMOR QUE MORREU POR FALTA DE AMOR! (Jo 11, 1-54)
O QUE LEVOU JESUS A SE AUTOPROCLAMAR ÁGUA E LUZ NA FESTA JUDAICA DAS TENDAS (JO7,1-2.10.25-30)
O QUE LEVOU JESUS A SE AUTOPROCLAMAR ÁGUA E LUZ NA FESTA JUDAICA DAS TENDAS (JO7,1-2.10.25-30)
DEMÔNIOS, SATANÁS E JESUS, O EXORCISTA (LC 11,14-26)
Jesus expulsa um demônio que estava num mudo, que volta a falar. Acusado de agir em nome do Príncipe dos demônios, Belzebul, Jesus menciona Satanás. Será por quê? Seria Jesus um exorcista?
CF 2023: FOME DE PÃO E DE DEUS (MT 6,1-6.16-18) COMUNISMO OU JUSTIÇA SOCIAL?
Que relação existe entre oração, esmola e jejum com a fome? Fome de Deus ou fome de pão? Comunismo ou Evangelho? Justiça ou caridade?
O CONTRAMITO TORRE DE BABEL NÃO TRATA DE MULTIPLIÇÃO DE LÍNGUAS (GN 11,1-9)
Gn 11, 1-9 é um contramito, uma resposta contrária ao mito babilônico, a casa dos grandes deuses, construção levada a cabo pela divindade maior da Babilônia, Marduk
A SERPENTE NÃO OFERECE UMA MAÇÃ PARA A MULHER QUE, COM MEDO DA NUDEZ, FOI CONSIDERADA UM MACHO DEFEITUOSO (GN 3,1-7)
A SERPENTE NÃO OFERECE UMA MAÇÃ PARA A MULHER QUE, COM MEDO DA NUDEZ, FOI CONSIDERADA UM MACHO DEFEITUOSO (GN 3,1-7)
Os demônios estão nos túmulos e os porcos no mar! (Mc 5,1-21)
Os demônios estão nos túmulos e os porcos no mar! (Mc 5,1-21)
ELIAS E JESUS: O ENCONTRO DO PRIMEIRO COM O SEGUNDO TESTAMENTOS E O REENCONTRO DO CONSERVADORISMO (Ml 3,1-4.23-24)
ELIAS E JESUS: O ENCONTRO DO PRIMEIRO COM O SEGUNDO TESTAMENTOS E O REENCONTRO DO CONSERVADORISMO (Ml 3,1-4.23-24)
ISAÍAS, O PROFETO “LUZ DA NAÇÕES” (IS 56,1-3a.6-8) E A PICANHA FOLHEADA A OURO NO ENCONTRO DAS NAÇÕES!
ISAÍAS, O PROFETO “LUZ DA NAÇÕES” (IS 56,1-3a.6-8) E A PICANHA FOLHEADA A OURO NO ENCONTRO DAS NAÇÕES!
Milenarismo e Apocalipse
Milenarismo e Apocalipse
São Paulo e São Judas: a divisão e a guerra santa no Brasil e em Filipos
Não vale a pena casar-se. O tempo da canga e o divórcio
A PUNIÇÃO DA MULHER, A NUDEZ E A VIDA QUE VÊM DE DEUS, DA SERPENTE E DA MULHER (Gn 3,9-20)
A PUNIÇÃO DA MULHER, A NUDEZ E A VIDA QUE VÊM DE DEUS, DA SERPENTE E DA MULHER (Gn 3,9-20)
O BATISMO DE JESUS NA PERSPECTIVA JUDAICA E SEU SIGNIFICADO PARA OS CRISTÃOS (Lc 3,15-16.21-22)
Batismo na perspectiva judaica e no cristianianismo
O sentido da morte e da vida!
O TIGRE E O BURRO, O ESCRITA E JESUS, O AMOR E A LEI EM MC 12,28-34!
São Judas Tadeu: o impossível e as mentiras do Presidente
A paciência da semente e o Reino de Deus em Mc 4,26-34
A paciência da semente e o Reino de Deus em Mc 4,26-34
SALMO 22: O SENHOR É MEU PASTOR!
O cuidado e o pastoreio no Sl 22
ZAQUEU: O “HOJE” DE UM MILAGRE, O ACOLHIMENTO DO SALVADOR, EM LC 19,1-10
Lc 19,1-10: Zaqueu, o hoje deu um milagre!
CRISTO, REI DO UNIVERSO, E O JUÍZO FINAL NA INSPIRAÇÃO DE MT 25,31-46
Não existem três tipos de amor!
Madalena: uma mulher além do seu tempo e não prostituta!
Madalena: uma mulher além do seu tempo e não prostituta!
Nas ondas do mar da vida há sempre um pai a nos dar as mãos. Mt 14,22-33
Nas ondas do mar da vida há sempre um pai a nos dar as mãos. Mt 14,22-33
Maria Madalena 10,1-13: ver para crer
Frei Jacir de Freitas Faria
A passagem anterior ao que iremos analisar do Evangelho de Maria Madalena nos mostra que os discípulos estavam aflitos, mas Maria Madalena, com o seu beijo e fala os acalmou. Na continuidade desse fato, Pedro toma a palavra e diz:
1Pedro disse a Maria:2“Irmã, nós sabemos que o Mestre te amou3 diferentemente das outras mulheres.4Diz-nos as palavras que Ele te disse,5 das quais tu te lembras 6e das quais nós não tivemos conhecimento...”7Maria lhes disse:8“Aquilo que não vos foi dado escutar,9eu vos anunciarei:10eu tive uma visão do Mestre,11e eu lhe disse:12‘Senhor, eu te vejo hoje13nesta aparição’.
Pedro, ao falar, representa o cristianismo emergente que começa a institucionalizar-se. Sua fala é carregada de ironia nas expressões: minha irmã; o Mestre te amou mais do que a nós; Ele te revelou coisas que a nós ocultou. Não estaria aí a ironia da instituição? Pedro parece reconhecer o poder do saber de Maria Madalena, visto que ela tinha afinidade com o Mestre.
Maria, ao afirmar que teve uma visão do Mestre, diz que conhece os segredos dele.Esse tema está também presente em Marcos, o famoso “segredo messiânico”. Os discípulos não souberam escutar direito o Mestre e, por isso, não tiveram visão. Ver e escutar são dois verbos que aparecem na fala de Maria Madalena. Escutar está muito ligado ao judaísmo. “Shemá (escuta) ò Israel” faz parte do programa de vida de um judeu. Escutar é o mesmo que interpretar, tornar vivo a Presença de Deus Um. Segundo Dt 6,4-9, a Ele se dever amar de todo o coração (razão e sentimento integrado), com toda a Alma (ser) e com toda a Força (poder aquisitivo). Maria Madalena viu. Ver para crer faz parte do modo de pensar grego, que os cristãos aderem. Eles vêem o milagre de Jesus e nele crêem. Para os judeus, bastavam ouvir para crer. E nisso residia umas das disputas teológicas entre judeus e cristãos. Ver passa ser para os cristãos a plenitude do ouvir. Maria Madalena representa esse modo de pensar. Não que Pedro e o grupo dos apóstolos representem o lado contrário, mas aqui estamos diante de disputa que visa saber quem mais compreendeu o Mestre. Pedro e os discípulos não foram capazes de escutar. Maria, com a sua fala, anuncia o ensinamento do Mestre. Outra ironia? Maria vê o Mestre em uma aparição e exclama a sua alegria de poder vê-lo. João também registrou a aparição de Jesus a Maria no túmulo. Naquela oportunidade, Ele lhe teria tido: “Não podes mais ficar comigo como antes, pois ainda não subi ao Pai, portanto, vá anuncie aos irmãos que eles também me verão na Galiléia” (Jo 20,17). Qualquer que seja a tradução desse versículo, somos obrigados a reconhecer que talvez nunca saberemos o verdadeiro sentido dessas palavras ditas por Jesus a Maria Madalena. Os estudiosos já propuseram ene interpretações. Todas não muito convincentes. Maria Madalena não poderia tocar no ressuscitado, ser de ordem divina e não terrena. Seria uma explicação plausível. Mas Tomé não foi chamado a tocar no ressuscitado? Ou Tomé, por ser homem, podia tocar em outro homem? Jesus não poderia ser tocado por uma mulher de passado duvidoso. Mas se Maria Madalena não era prostituta, essa explicação não cabe mais. Melhor seria compreender a experiência de Maria Madalena com Jesus na esfera humana e divina. Maria Madalena deve cumprir o seu papel de missionária. Os outros irmãos, por mãos e palavra de mulher, deverão compreender esse mistério. Jesus teria dito a Maria Madalena: “você já viu, compreendeu e creu, vá ajudar aos irmãos fazer o mesmo caminho. E bem-aventurada serás tu eternamente”.